Cinema e Jornalismo recebe José Roberto Torero
- Luana Copini
- há 12 minutos
- 2 min de leitura

Estudantes da 5ª edição do curso Cinema e Jornalismo: Luzes sobre São Paulo, recebem, no próximo sábado, dia 17 de janeiro, o jornalista José Roberto Torero. O terceiro encontro do módulo do Projeto Repórter do Futuro será online, das 10h às 13h.
Jornalista, escritor, cineasta e roteirista, Torero formou-se em Letras e Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Sua carreira de cronista começou no Jornal da Tarde, de São Paulo. Posteriormente, passou a escrever textos sobre futebol para a revista Placar e o jornal Folha de São Paulo. Seu livro de estreia, o best-seller O Chalaça, ganhou o Prêmio Jabuti na categoria romance.
Como prévia do que irá acontecer no encontro, Torero compartilhou algumas indicações com os estudantes, destacando alguns aspectos de cada obra:
- Monsieur Verdoux, "um filme falado do Charles Chaplin, no qual ele é um assassino. Humor fino e bons diálogos maldosos"
- Cidadão Kane, "o clássico dos clássicos"
- Brazil, "com um humor surpreendente e piadas sequenciais brilhantes"
- A vida de Brian, "irreverente, inteligente e engraçado, coisas que nem sempre andam juntas"- Bastardos inglórios, "pela liberdade narrativa de mudar a história"
- Zelig, "um ótimo falso documentário"
- Rosa Púrpura do Cairo, "uma aula de metalinguagem"
- Short Cuts, "com suas várias linhas narrativas entrecruzadas"
- Cidade de Deus, "por vários motivos, mas principalmente pelo narrador ser um personagem secundário"
- A família, de Ettore Scola, "que se passa todo num mesmo ambiente"
- Johnny vai à Guerra, "como fazer um filme em que o personagem não tem olhos nem boca?"
- A Montanha dos Sete Abutres, "um clássico sobre jornalismo"
Cinema & Jornalismo: Luzes sobre São Paulo (5ª edição)
O curso “Cinema e Jornalismo: Luzes sobre São Paulo” é realizado pelo Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão de Políticas Públicas e Sociais (IPFD), em parceria com a OBORÉ e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, fruto de emenda parlamentar do vereador Professor Eliseu Gabriel (PSB).
Neste projeto, a proposta é continuar jogando luz sobre as muitas questões que envolvem a vida cotidiana em São Paulo com a ajuda de obras audiovisuais e documentários produzidos e disponíveis na plataforma da SPCine para, em seguida, discutir novas pautas e incentivar novas produções e narrativas jornalísticas e audiovisuais.
Cronograma
6 e 13 de dezembro de 2025, 17, 24 e 31 de janeiro de 2026 e 7 de fevereiro de 2026, sempre aos sábados, das 10h às 13h: Conferências remotas com os convidados (via Zoom)
15 de dezembro de 2025 a 30 de abril de 2026: Produção das obras audiovisuais + Oficinas livres
Maio a outubro de 2026: Participação no Programa Repórter do Futuro na Rede Câmara (facultativo) e Click PRF - Mostra de videorreportagens do Repórter do Futuro, com lançamento do e-book no auditório da Escola da Cidade (Rua General Jardim, 65, Vila Buarque, São Paulo)
Relembre:




Comentários