top of page

Terceira edição do curso Cinema e Jornalismo - Luzes sobre São Paulo recebe inscrições até 12/10



Módulo do Projeto Repórter do Futuro tem início no próximo dia 14; estudantes são convidados a produzir videodocumentários a partir de temas da cidade


Nesta terceira edição do curso “Cinema e Jornalismo: Luzes sobre São Paulo” os participantes são convidados a assistir filmes e participar de entrevistas coletivas com cineastas, especialistas e pesquisadores sobre temas e pautas que iluminam a vida da cidade.


Além disso, durante a programação, os alunos são estimulados a produzir e publicar obras audiovisuais a partir das temáticas suscitadas nos encontros.


A atividade é realizada pelo Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão de Políticas Públicas e Sociais (IPFD), em parceria com a OBORÉ e a Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura Municipal de São Paulo.


Utilizando a metodologia do Projeto Repórter do Futuro, o curso prevê 5 encontros de formação, aos sábados, das 10h às 13h, entre os dias 14 de outubro e 25 de novembro de 2023.


O ponto de partida de cada encontro são obras cinematográficas disponibilizadas na plataforma da Spcine, que guiarão as reflexões, discussões, pautas, reportagens, documentários, narrativas audiovisuais e produção multimídia dos alunos sobre São Paulo.


A novidade desta edição é que os grupos serão organizados já no primeiro encontro e deverão desenvolver, em equipe, cinco grandes reportagens audiovisuais.



Metodologia


Cada encontro será precedido de audição dos filmes selecionados, que serão disponibilizados previamente.


A cada sábado haverá a participação remota de cineastas e documentaristas convidados em palestras seguidas de entrevistas coletivas.

Desde o primeiro encontro, os participantes deverão se organizar em grupos para a produção de peças audiovisuais e/ou multimídia, sobre a cidade de São Paulo. Todos os grupos serão acompanhados pelos coordenadores do curso.

Ao final, além do desafio para que essas produções sejam veiculadas nos mais variados meios de comunicação, sejam eles tradicionais, alternativos, periféricos ou mídias sociais, as obras produzidas comporão o e-book da edição e serão veiculadas no programa Repórter do Futuro, da TV Câmara Municipal.


Sobre o módulo Cinema e Jornalismo


As transformações cada vez mais rápidas e profundas pelas quais a cidade de São Paulo vem passando nas últimas décadas evidenciam que a tarefa de comunicar as suas realidades, dinâmicas de funcionamento e instrumentos de participação é crescentemente complexa.


Essa velocidade de transformação da cidade e da sociedade vem acompanhada de novas possibilidades de leitura e registro com o avanço tecnológico e a revolução digital. Porém, empreender o mergulho necessário para registrar e documentar as múltiplas realidades paulistanas requer boa preparação prévia, informação qualificada e conquista de repertórios éticos, estéticos e sensíveis, o que pode ser desenvolvido pelo acesso a recursos e narrativas artístico-culturais, em especial o Cinema e os múltiplas formatos audiovisuais que atualmente circulam nas mais diversas telas, mídias e plataformas.


Neste projeto, que está em sua terceira edição, a proposta é jogar luz sobre as muitas questões que envolvem a vida cotidiana em São Paulo a partir de obras audiovisuais disponíveis na plataforma da SPCine. Com isso, os estudantes são desafiados a refletir sobre novas pautas e criar suas próprias produções e narrativas jornalísticas e audiovisuais.



Cinema e Jornalismo: Luzes sobre São Paulo - 3ª edição - 2023

Público: Estudantes de graduação e recém-formados em Comunicação Social – Jornalismo, Multimeios, Audiovisual e Cinema matriculados em Instituições de Ensino Superior públicas e privadas no país.

Vagas: 100

Formato online


Cronograma


Inscrições até 12 de outubro

14, 21 e 28 de outubro; 11 e 25 de novembro de 2023, sempre aos sábados, das 10h às 13h, pelo Zoom (Encontros e conferências de imprensa)

30 de novembro a 30 de dezembro 2023: produção das reportagens e documentários pelos estudantes com acompanhamento da coordenação e dos mentores.

2 de janeiro a 30 de abril 2024: produção de peça digital (e-book) contendo o histórico do curso e as produções dos estudantes para registro e divulgação pública.



Mais informações

www.ipfd.org.br

E-mail: reporterdofuturo@obore.com

Whatsapp: (11) 9 9320-0068


10 visualizações
bottom of page