15º edição da Redação-Laboratório chega ao fim com produção de 108 matérias em 4 dias
- Luana Copini
- 15 de jul.
- 7 min de leitura

Jovens jornalistas vivenciam na prática os desafios e a intensidade da cobertura colaborativa no 20º Congresso da Abraji
Júlia Sardinha | Edição: Luana Copini | Foto de Ana Carolina Montoro, com adaptação para as redes de Thaís Moraes
Uma maratona. Provavelmente nenhum dos 132 integrantes da Redação-Laboratório do Projeto Repórter do Futuro, da OBORÉ, percorreu os 42 km da corrida. Mas o sobe e desce de escadas e elevadores, os milhares de toques, cliques de canetas e teclados, assemelham à corrida – típica do jornalismo hard news. E é neste contexto que os jovens repórteres encararam a Cobertura Colaborativa do 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji e do 7º Domingo de Dados.
A Redação Laboratorial esteve ativa durante todo o período do Congresso, que aconteceu em São Paulo, de 10 a 13 de julho, no campus Álvaro Alvim da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Coordenados pelas jornalistas Ana Luisa Gomes e Luana Copini, com orientação e direção de Sergio Gomes, os estudantes e recém-formados encararam, pelo 15º ano consecutivo, o desafio e o compromisso de cobrir o maior encontro de jornalistas do país. Nesta edição, os integrantes da Redação participaram em seis diferentes núcleos de produção, sendo eles: Texto, Blog, Artes, Redes Sociais, Fotografia e Especiais.
Ao longo desses quatro dias de trabalho, a redação nucleada produziu 108 matérias, 101 ilustrações, 40 vídeos e 87 séries de fotos. Todas estas produções foram publicadas no blog da Cobertura e nas 310 postagens feitas no Facebook, Instagram e X. “Para a coordenação foi novamente uma experiência muito rica. A turma estava muito animada com o trabalho, mantivemos um relacionamento solidário e ética na redação e isso é um valor que levamos para a vida”, destaca Ana Luisa Gomes.
A Redação-Laboratório é formada por jovens jornalistas de todas as regiões do país. Com tamanha diversidade de pessoas e visões sobre o jornalismo, a cobertura busca acolher ideias e iniciativas para conciliar com as demandas das coberturas nas atividades realizadas pela Abraji no decorrer dos quatro dias do evento.
Uma redação que espelha o jornalismo que queremos construir
Nos últimos 20 anos, o Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo cresceu em espaço, em número e em representatividade. Hoje, as edições espelham a pluralidade daqueles que formam o jornalismo brasileiro, dando espaço e voz a diferentes veículos de comunicação, dos maiores e consolidados aos periféricos e alternativos.
A cada ano, diferentes gerações de jornalistas fazem da Redação-Laboratório uma escola de boas práticas do “fazer jornalístico”. Em tempo real, os membros compartilham ensinamentos, aprendizados e experiências. Juntos, constroem um ambiente completo e profissional que se renova constantemente.
A primeira cobertura colaborativa foi realizada em 2010, durante a 5ª edição do Congresso. De lá pra cá, a Redação foi se moldando e adaptando aos diferentes contextos e à evolução do próprio jornalismo, construindo recursos e soluções para cada desafio encontrado.
“Ao longo dos anos, eu sinto um salto na qualidade do que é produzido no núcleo”, afirma Camila Araujo, coordenadora do núcleo de Artes da Redação-Laboratório. Este núcleo nasceu da necessidade de ilustrar os diálogos cobertos durante o Congresso online, em virtude da Pandemia de Covid-19. Neste ano, 13 arteiras/os, contando com Camila, produziram dezenas de peças que convidam os leitores à reflexão.
Um dos núcleos mais numerosos, o de Redes Sociais, ocupou durante os quatro dias os canais da Abraji e contou com 22 repórteres que realizaram a cobertura audiovisual e textual ao vivo no Instagram, Facebook e X. Além dos repórteres, o núcleo contou com a participação de 11 editores, subdivididos entre os editores da cobertura e os editores da distribuição, são eles: Isabela do Carmo, Júlia Sardinha, Karen Ramos, Karina Benevides, Kethilyn Mieza, Laura Pita, Maria Luiza Guimarães, Natasha Meneguelli, Renan Honorato, Rogério Pellizzari e Thaís Manhães.
À frente da coordenação das redes sociais, o jornalista Rogério Pellizzari explica que, neste ano, o núcleo esteve mais estruturado. A melhora possibilitou que tanto ele, quanto os demais coordenadores, pudessem dimensionar melhor a redação, de maneira a conseguirem realizar mais coberturas. “A cobertura de redes é uma experiência para o repórter que, muitas vezes, não tem uma experiência tão clara nessa área. É uma responsabilidade grande, porque eles estão em um congresso de jornalistas e os materiais produzidos serão vistos por outros jornalistas”, observa Pellizzari.
Repaginado, o núcleo do Blog também passou por mudanças que reestruturou a maneira como os 108 textos produzidos pela Redação são recebidos pelos leitores. Iago Filgueiras e Lucas Lignon conduziram o núcleo neste desafio, atuando deste a gestão de publicadores e publicações, até a otimização e estética do conteúdo. “No geral, mudamos a forma como apresentamos a informação no blog, porque antes não era possível navegar muito bem por ele, então organizamos isso melhor”, diz Lignon.
Em meio aos ajustes, os dois coordenaram uma equipe de seis publicadores, considerados os membros finais da “cadeia de produção da Redação”. De modo a garantir um bom funcionamento das funcionalidades do núcleo, Filgueiras e Lignon organizaram um Manual de Publicação que seguisse boas práticas de Search Engine Optimization (SEO), conjunto de técnicas utilizadas para otimizar um site, tornando-o mais visível nos resultados de pesquisa da internet.
A novidade em 2025, foi a criação de um novo núcleo, o de Fotografia. Ao todo, 10 repórteres inauguraram as produções fotográficas, chegando ao final do Congresso com 87 séries produzidas. A coordenação do núcleo ficou sob a responsabilidade de Luana Copini e Débora Leite. “Esta é a minha 8ª cobertura e sinto que a cada ano temos algo novo a construir. Nesta edição inauguramos o núcleo de Fotos para que os repórteres pudessem experimentar a função na prática, desde a criação da escala, o tempo de cobertura, o click, a escrita das legendas, a descrição das imagens. Todo processo importa”, garante Luana.
O caminho do texto foi orientado e finalizado por editores/as parceiros do Projeto. Cada repórter teve a oportunidade de trocar com jornalistas já atuantes, experientes e com repertórios diversos. São eles: Augusto Godoy, Gabriela Vasques, Giulia Afiune, João P. Charleaux, Laura Scofield, Letícia Gouveia, Lucas Marllon, Marcelo Soares, Pedro S. Teixeira, Ronald Sclavi, Terlânia Bruno, Vitória Guimarães, Weslley Galzo e Zeca Ferreira.
E pelo segundo ano consecutivo, as produções do Projeto Repórter do Futuro para a cobertura oficial do 20ª Congresso, contaram com o núcleo de Especiais, uma parceria para a produção de conteúdos prévios produzidos pela Jornalismo Júnior. O núcleo foi coordenado por Júlia Sardinha e Rafael Dourador, respectivamente, presidente e vice-presidente da empresa júnior de jornalismo vinculada à Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). A equipe contou com 30 repórteres e produziu 10 pautas especiais.
Frente aos resultados, a expectativa para a cobertura do 21º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji é de mais um salto na qualidade das produções. A experiência de cobrir, somada ao espírito coletivo e solidário da Redação, aponta para uma nova cobertura ainda mais madura, integrada e, acima de tudo, feita por jornalistas comprometidos em aprender com o próprio ofício.
Confira o expediente desta edição:
COORDENAÇÃO GERAL
Ana Luisa Gomes, Sergio Gomes e Luana Copini
SECRETÁRIA DE REDAÇÃO
Cristina Cavalcanti
EDITORES/AS
Gabriela Vasques, Augusto Godoy, Giulia Afiune, João P. Charleaux, Laura Scofield, Letícia Gouveia, Lucas Marllon, Marcelo Soares, Pedro S. Teixeira, Ronald Sclavi, Terlânia Bruno, Vitória Guimarães, Weslley Galzo e Zeca Ferreira
REPÓRTERES
Alessandra Santos, Aline Fiori, Aline Miranda, Aline Noronha, Amanda Nascimento, Ana Carolina Gonçalves, Ana Beatriz Oliveira, Ana Julia Oliveira, Ariane Santana, Bárbara Lo Prete, Bernardo Medeiros, Bianca Azevedo, Breno Marino, Bruna Correia, Bruna Viana, Camilo Libério de Faria Mota, Carolina Capucho, Catarina Bacci, Catarina Martines, Cendy Domingues, Clara Hanek, Daniela Ferreira, Davi Alves, Davi Milani, Estefani Maciel, Fernanda Franco, Fernanda Zibordi, Gabriel Barros, Gabriel Eid, Gustavo Santos, Guynever Maropo, Helena RochaIago Filgueiras, Iamara Lopes, Isabel Bartolomeu, Isabel Sampaio, Isabel Teixeira, Isabela Nahas, Isabela Oshiro, Isabela Paulino, Isabella Lopes, Jéssica Natacha, Júlia Sardinha, Juliana Allevato, Karina Cassimiro, Karine Gomes, Kauã Koel, Lanna Melero, Lara Batista, Lara Cáfaro, Lauryn Amaral, Leo Siqueira, Livia Abate, Lívia Uchoa, Lorenzo Souza, Luana Mendes, Lucas Andrade, Luiz Felipe Liazibra, Luiz Guilherme Lima, Luiza Miyadaira, Luiza Santos, Marcella Medeiros, Maria Alice Primo, Maria Eduarda Lameza, Maria Eduarda Oliveira, Mariana Lumy, Matheus Eduardo, Matheus Rocha, Nathália Baron, Pâmela Zacarias, Priscila Campolim, Rafael Dourador, Rafaela Serra, Raissa Neves, Raquel Barreto, Regina Lemmi, Ricardo Thomé, Sâmela Moura, Sofia Zizza, Sônia Xavier, Theo Schwan, Victor Gama, Vinícius Reis, Vitor Falchi e Yasmin Constante
NÚCLEO DE ARTES
Alex Teruel, Ana Rossini, Bianca Azevedo, Camila Araujo (coordenação), Letícia Gouveia, Louisa Harryman, Malu Vieira, Maria Eduarda Oliveira, Maria Luiza Negrão, Samira Leite Negri, Thaís Helena Moraes, Vitória Manfré Baldassi, Yasmin Constante e Nicoly Modesto
NÚCLEO DE FOTOGRAFIA
Cendy Domingues, Debora A. Leite (coordenação), Estefani Maciel, Gabriel Barros, Luiz Guilherme Lima, Luiza Miyadaira, Maria Ferreira dos Santos, Thila Moura, Theo Schwan e Gabriel Eid
NÚCLEO DE PUBLICADORES
Bruna Correia, Iago Filgueiras (coordenação), Iamara Lopes, Isabel Bartolomeu, Kauã Koel, Lucas Lignon (coordenação), Maria Alice Primo e Aline Miranda
NÚCLEO DE REDES SOCIAIS
Ana Carolina Gonçalves, Ana Oliveira, Bárbara Lo Prete, Carolina Capucho, Fernanda Franco, Fernanda Zibordi, Isabel Teixeira, Isabela do Carmo (coordenação), Isabela Paulino, Jefferson da Silva, Júlia Sardinha (coordenação), Juliana Allevato, Karen Ramos (coordenação), Karina Benevides (coordenação), Karine Gomes, Kethilyn Mieza (coordenação), Lara Batista, Laura Pita (coordenação), Lauryn Amaral, Leo Siqueira, Livia Abate, Marcella Medeiros, Maria Luiza Guimarães, Mariana Lumy, Mayara Bernardo, Natasha Meneguelli (coordenação), Priscila Campolim, Renan Honorato (coordenação), Ricardo Thomé, Rogério Pellizzari (coordenação), Thaís Manhães (coordenação), Fábia Medeiros e Aline Miranda
NÚCLEO DE MATERIAIS ESPECIAIS
Alex Teruel, Aline Fiori, Aline Noronha, Amanda Nascimento, Bernardo Medeiros, Breno Marino, Catarina Bacci, Clara Hanek, Davi Alves, Davi Milani, Fernanda Zibordi, Gabriela Nangino, Isabel Sampaio, Isabela Nahas, Isabella Lopes, Júlia Sardinha (coordenação), Lara Cáfaro, Lorenzo Souza, Louisa Harryman, Luana Mendes, Malu Vieira, Marcella Medeiros, Maria Eduarda Lameza, Maria Eduarda Oliveira, Maria Luiza Negrão, Rafael Dourador (coordenação), Regina Lemmi, Ricardo Thomé, Victor Gama e Yasmin Constante
A cobertura oficial do 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é realizada por estudantes, recém-formados e jornalistas integrantes da Redação Laboratorial do Repórter do Futuro, sob coordenação da OBORÉ e da Abraji. Esta edição conta com a parceria da Jornalismo Júnior (ECA/USP) e apoio institucional da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura / Oficina de Montevideo. Este texto pode ser reproduzido desde que citada a fonte.




Comentários