top of page

Playlist da 2ª edição do curso Cinema e Jornalismo: Luzes sobre São Paulo já está disponível



Os 10 documentários produzidos pelos estudantes do módulo do Projeto Repórter do Futuro podem ser acessados pelo canal da OBORÉ na plataforma do Youtube; o acesso é livre e gratuito. Acompanhe as produções!


Durante o curso Cinema e Jornalismo: Luzes sobre São Paulo, estudantes de comunicação, jornalismo, cinema e multimeios, foram convidados a produzirem peças audiovisuais sobre a cidade de São Paulo. Nesta segunda edição, 10 grupos realizaram produções inéditas abordando diferentes temáticas, dentre elas arte, mobilidade urbana, problemas sociais e políticas públicas.


A produção dos videodocumentários foi a etapa final do curso que contou com encontros de formação, conferências de imprensa e acompanhamento individualizado aos grupos, a fim de assegurar o aprendizado e garantir a qualidade das produções.

Estas obras, bem como o histórico e registro do curso, serão reunidas em uma publicação, um e-book, que será lançado ainda neste mês em duas etapas: no programa Projeto Repórter do Futuro na TV Câmara (municipal) e em uma live a ser definida nas próximas semanas.


Para acessar os materiais produzidos, clique aqui.

Integram esta playlist as seguintes obras dos seguintes estudantes:

Contrastes, de Larissa S. de Lima;

Próxima estação: hip hop, de Isabela do Carmo, Luís Fernando Villar e Paloma Santiago;

Um Bom Lugar, de André Derviche, Gabriel Guerra e Laura Toyama;

Noites paulistanas: a diversidade cultural na cidade, de Nathalia Cristina Teixeira Bezerra, Nicolly Nogueira Clarindo e Luiza Pojar Freire da Silva;

Arte em cena, de Ana Caroline Leite Viana, Lenice Ferreira dos Santos e Núbia dos Anjos de Souza;

E agora?, de Ana Michelon, Vitor Marques e Viviane Ramos.

Além da catraca, de Maria Eduarda Ferreira dos Santos, Maria Luiza da Cruz Araújo e Sônia Rocha Xavier;

Descentraliza, de Diogo Mendonça Leite, Larissa Teixeira da Silva, Letícia Vieira Santos e Rafael Lazzari Smaira;

Por trás do verso: a cena do rap em São Paulo, de Nathália Moreira Flórido, Pierre Augusto e Raquel Pantaleão;

Solo Preto, de Gabriel Henrique dos Santos, Marcelo Ferreira Victorio, Mariana Luccisano Coelho e Vinícius Paes.

Sobre os encontros de formação

Os encontros de formação aconteceram de 24 de setembro a 12 de novembro de 2022 e foram precedidos por audições prévias de obras audiovisuais disponíveis no sistema online da Spcine. São elas: Mamonas Pra Sempre, de Claudio Kahns; Um Céu de Estrelas, de Tata Amaral; Minha avó era palhaço, de Mariana Gabriel; Carandiru, de Hector Babenco; Doces Poderes, de Lúcia Murat; Utopia e Barbárie, de Silvio Tendler; e Incomuns, de Isabela Umbuzeiro Valent.


Estiveram conosco durante a etapa de encontros e formação: Sergio Gomes, diretor da OBORÉ e idealizador do Projeto Repórter do Futuro; o diretor e produtor de cinema Claudio Kahns; a bailarina Fernanda Bueno e o produtor cultural Kleber Pagu; Olga Futemma, cineasta, pesquisadora e ex-coordenadora geral da Cinemateca Brasileira, e Helena Zelic, integrante da Marcha Mundial das Mulheres e da Sempreviva Organização Feminista - SOF; Mariana Gabriel, cineasta e jornalista; Leonardo Medeiros, coordenador de Comunicação da Conectas Direitos Humanos; o jornalista, cartunista e professor de Relações Internacionais, Gilberto Maringoni; o jornalista, diretor de TV, escritor e roteirista, Ricardo Soares; e Silvio Tendler, cineasta, documentarista, professor e historiador.


4 visualizações
bottom of page