
Os 10 documentários produzidos pelos estudantes do módulo do Projeto Repórter do Futuro podem ser acessados pelo canal da OBORÉ na plataforma do Youtube; o acesso é livre e gratuito. Acompanhe as produções!
Durante o curso Cinema e Jornalismo: Luzes sobre São Paulo, estudantes de comunicação, jornalismo, cinema e multimeios, foram convidados a produzirem peças audiovisuais sobre a cidade de São Paulo. Nesta segunda edição, 10 grupos realizaram produções inéditas abordando diferentes temáticas, dentre elas arte, mobilidade urbana, problemas sociais e políticas públicas.
A produção dos videodocumentários foi a etapa final do curso que contou com encontros de formação, conferências de imprensa e acompanhamento individualizado aos grupos, a fim de assegurar o aprendizado e garantir a qualidade das produções.
Estas obras, bem como o histórico e registro do curso, serão reunidas em uma publicação, um e-book, que será lançado ainda neste mês em duas etapas: no programa Projeto Repórter do Futuro na TV Câmara (municipal) e em uma live a ser definida nas próximas semanas.
Para acessar os materiais produzidos, clique aqui.
Integram esta playlist as seguintes obras dos seguintes estudantes:
Contrastes, de Larissa S. de Lima;
Próxima estação: hip hop, de Isabela do Carmo, Luís Fernando Villar e Paloma Santiago;
Um Bom Lugar, de André Derviche, Gabriel Guerra e Laura Toyama;
Noites paulistanas: a diversidade cultural na cidade, de Nathalia Cristina Teixeira Bezerra, Nicolly Nogueira Clarindo e Luiza Pojar Freire da Silva;
Arte em cena, de Ana Caroline Leite Viana, Lenice Ferreira dos Santos e Núbia dos Anjos de Souza;
E agora?, de Ana Michelon, Vitor Marques e Viviane Ramos.
Além da catraca, de Maria Eduarda Ferreira dos Santos, Maria Luiza da Cruz Araújo e Sônia Rocha Xavier;
Descentraliza, de Diogo Mendonça Leite, Larissa Teixeira da Silva, Letícia Vieira Santos e Rafael Lazzari Smaira;
Por trás do verso: a cena do rap em São Paulo, de Nathália Moreira Flórido, Pierre Augusto e Raquel Pantaleão;
Solo Preto, de Gabriel Henrique dos Santos, Marcelo Ferreira Victorio, Mariana Luccisano Coelho e Vinícius Paes.
Sobre os encontros de formação
Os encontros de formação aconteceram de 24 de setembro a 12 de novembro de 2022 e foram precedidos por audições prévias de obras audiovisuais disponíveis no sistema online da Spcine. São elas: Mamonas Pra Sempre, de Claudio Kahns; Um Céu de Estrelas, de Tata Amaral; Minha avó era palhaço, de Mariana Gabriel; Carandiru, de Hector Babenco; Doces Poderes, de Lúcia Murat; Utopia e Barbárie, de Silvio Tendler; e Incomuns, de Isabela Umbuzeiro Valent.
Estiveram conosco durante a etapa de encontros e formação: Sergio Gomes, diretor da OBORÉ e idealizador do Projeto Repórter do Futuro; o diretor e produtor de cinema Claudio Kahns; a bailarina Fernanda Bueno e o produtor cultural Kleber Pagu; Olga Futemma, cineasta, pesquisadora e ex-coordenadora geral da Cinemateca Brasileira, e Helena Zelic, integrante da Marcha Mundial das Mulheres e da Sempreviva Organização Feminista - SOF; Mariana Gabriel, cineasta e jornalista; Leonardo Medeiros, coordenador de Comunicação da Conectas Direitos Humanos; o jornalista, cartunista e professor de Relações Internacionais, Gilberto Maringoni; o jornalista, diretor de TV, escritor e roteirista, Ricardo Soares; e Silvio Tendler, cineasta, documentarista, professor e historiador.
Comentarios