top of page

Lançamento do e-book do 2º curso Cinema e Jornalismo será tema de programa especial da TV Câmara




A publicação reúne 10 obras audiovisuais sobre a cidade de São Paulo, o registro sobre os encontros de formação, a metodologia e o histórico do módulo.


Com exibição programada para abril, o programa especial do Projeto Repórter do Futuro na Rede Câmara SP, canal de TV da Câmara Municipal de São Paulo, terá como tema o lançamento do e-book que registra as produções dos alunos feitas durante a segunda edição do curso Cinema e Jornalismo: Luzes sobre São Paulo.


O especial abordará tanto a trajetória de formação dos estudantes, metodologia e encontros de formação, quanto a importância de se traduzir a cidade em pautas, jogando luzes aos desafios que esta grande metrópole impõe aos jornalistas e comunicadores cotidianamente.


Participam da ação o vereador Eliseu Gabriel, responsável pela emenda parlamentar que viabilizou a realização deste projeto junto à Secretaria Municipal de Cultura, Sergio Gomes, diretor da OBORÉ e idealizador do Projeto Repórter do Futuro, e Oswaldo Colibri Vitta, jornalista e moderador do curso.


O programa é exibido toda segunda-feira, às 16h30, pelo canal 8.3 digital e compartilhado, ao vivo, pelo canal do Youtube da Rede Câmara SP. A cada segunda-feira é apresentada uma das obras realizadas pelos estudantes, contando com a presença do grupo para debater sobre o processo de produção.


Acesse aqui a playlist do Projeto.

Sobre o curso Cinema e Jornalismo: Luzes sobre São Paulo

As transformações cada vez mais rápidas e profundas pelas quais a cidade de São Paulo vem passando nas últimas décadas evidenciam que a tarefa de comunicar as suas realidades, dinâmicas de funcionamento e instrumentos de participação é crescentemente complexa.

Essa velocidade de transformação da cidade e da sociedade vem acompanhada de novas possibilidades de leitura e registro com o avanço tecnológico e a revolução digital.

E para empreender o mergulho necessário para registrar e documentar as múltiplas realidades paulistanas requer boa preparação prévia, informação qualificada e conquista de repertórios éticos, estéticos e sensíveis, o que pode ser desenvolvido pelo acesso a recursos e narrativas artístico-culturais, em especial o Cinema e os múltiplas formatos audiovisuais que atualmente circulam nas mais diversas telas, mídias e plataformas.


Neste projeto, em sua segunda edição, a proposta foi jogar luz sobre as muitas questões que envolvem a vida cotidiana em São Paulo com a ajuda de peças/ obras audiovisuais e documentários produzidos e disponíveis na plataforma da Spcine para, em seguida, discutir com especialistas e diretores de cinema sobre novas pautas, incentivando a produção de novas narrativas jornalísticas e audiovisuais pelos estudantes.


Esta edição contou com:

  • 117 inscrições das quais 95 oriundas de estudantes de graduação em instituições de ensino públicas e 22 de instituições privadas

  • Do total de inscritos, 60% teve seu ingresso na universidade na modalidade Ampla Concorrência (AC); 24% por meio de Ação Afirmativa EP (Escola Pública) e 16% por meio de Ação Afirmativa PPI (Pretos, Pardos e indígenas)

  • 48% dos alunos participam ou participaram de algum programa de incentivo como bolsas de estudo ou financiamento estudantil

  • No ato da inscrição, 58% do grupo ainda estava no início de sua graduação: 1º e 2º ano ( ou seja, do primeiro ao quarto semestre)

  • 68,4% dos 117 inscritos nunca havia realizado uma reportagem ou alguma produção audiovisual

  • Foram realizadas 8 conferências remotas com todos os participantes entre os dias 24/9/2022 e 12/11/2022

  • Sete obras disponíveis na plataforma SPCine foram selecionadas para audição, reflexão e discussão dos alunos

  • Ao final, em grupos, os participantes desenvolveram 10 produções audiovisuais sobre a cidade de São Paulo, todas inspiradas nas discussões de pauta e aportes conquistados durante as conferências e debates vivenciados no curso.

Fique de olho em nossas redes sociais e conheça outros cursos do Projeto Repórter do Futuro.


26 visualizações
bottom of page