top of page

Repórteres do Futuro entrevistam biólogo e visitam o Bororé, últimos encontros da edição

  • Foto do escritor: Luana Copini
    Luana Copini
  • 1 de jul.
  • 2 min de leitura

Marco Buckeridge, professor do Instituto de Biociências da USP, levou aos estudantes resultados atualizados das pesquisas sobre a cobertura vegetal na cidade de São Paulo. Além dos dados, Buckeridge abriu debate sobre as chamadas “frentes de soluções tecnológicas” para transformar a capital paulista em uma região de equilíbrio urbano e ambiental. Sábado, 3 de maio. Foto: Júlia Sardinha/OBORÉ.


“São Paulo tem jeito?”O questionamento que inspirou o processo seletivo do 17º Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, do Projeto Repórter do Futuro, também fechou a tríade de fins de semana de encontros desta edição. Nos dias 3 e 4 de maio, último fim de semana de encontros do módulo, os repórteres do futuro participaram de Aula Pública com Marcos Buckeridge, professor e diretor do Instituto de Biociências da USP, seguido por coletiva de imprensa. No domingo, 4, os estudantes fizeram visita guiada ao Parque Natural Municipal do Bororé, extremo sul de São Paulo.


Diferente dos encontros anteriores, a conversa do sábado, 3, tomou lugar na Sala Sergio Vieira de Melo, na Câmara Municipal de São Paulo. Buckeridge conversou com os repórteres sobre a importância do equilíbrio entre áreas verdes e urbanas, sobretudo frente às mudanças climáticas. Com tempo cronometrado para a coletiva de imprensa, os estudantes fizeram perguntas pertinentes ao entrevistado. E tiveram ainda a última chance para indagações na entrevista quebra-queixo.


Pensando na existência das áreas verdes em São Paulo, no domingo, 4, o grupo se aventurou no Parque Natural Municipal do Bororé, localizado na zona sul da cidade. Guiado pelo condutor ambiental Gustavo Barbosa, o grupo pôde conhecer mais sobre a região, área verde pouco conhecida pela maioria dos habitantes da capital.


Após três fins de semana de ricos encontros, debates e aventuras, os repórteres do futuro (desde já!) iniciaram na última semana a etapa da Operação Ponto Final, quando eles produzem uma reportagem de fôlego sobre alguma pauta levantada durante os encontros. Em 31 de maio, os 27 estudantes irão apresentar as suas videorreportagens para a durante a Feira de Amostras do Projeto Repórter do Futuro, atividade de conclusão acompanhada por certificação.



Relembre:










SERVIÇO


PROJETO REPÓRTER DO FUTURO17º módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se RepórterDe 12 de abril a 31 de maio de 2025

Realização:OBORÉEscola do Parlamento | CMSP

Apoio:Abraji - Associação Brasileira de Jornalismo InvestigativoIPFD - Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão de Políticas Públicas e SociaisCentro MariAntonia da USP


Mais informações:reporterdofuturo@obore.com(11) 2847.4567Visite nosso site www.obore.com


Você já segue as redes sociais da OBORÉ? Se ainda não, visite e conheça mais do nosso trabalho que distribuímos por lá também:


 
 
 

Comments


Fale conosco

Obrigado por enviar!

Rua Georgia, 444 - Brooklin Novo. CEP 04559-010 - São Paulo, SP, Brasil
Tel. +55 11 5543-7671 e email: contato@ipfd.org.br

CONHEÇA A NOSSA “POLÍTICA DE COOKIES” E O “TERMO DE USO DE DADOS“ – LGPD - LEI Nº 13.709”. 

IPFD - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. DESENVOLVIMENTO: LUANA COPINI E RUAM OLIVEIRA. AQUARELAS: NAYANI REAL

bottom of page