Por Thaís M.Manhães. Edição de Ana Luisa Zaniboni Gomes.
O Projeto Repórter do Futuro conquistou espaço na Rede Câmara São Paulo (canal oficial do legislativo paulistano) em 2022 e, desde então, traz olhares diversos e experimentais sobre a cidade de São Paulo.
Estes olhares são imprimidos em registros audiovisuais nos formatos de reportagens e documentários feitos por estudantes e recém-formados em cursos de graduação em comunicação social - a maioria com habilitação em jornalismo. Com isso, abre-se mais um canal para garantir a veiculação de reportagens e documentários produzidos por participantes dos diversos módulos do Projeto Repórter do Futuro que contam com o apoio e realização do Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão de Políticas Públicas e Sociais - IPFD.
A parceria nasceu da oportunidade de compartilhar recortes da cidade de São Paulo por meio de olhares jovens, diversos e em processo de construção e aprendizado responsável. Por isso, quem faz o programa acontecer são ex e atuais estudantes dos módulos do Projeto Repórter do Futuro, desde a apresentação, roteirização e condução das entrevistas, até a produção e realização das reportagens.
Resultado da parceria entre a OBORÉ Projetos Especiais, a Escola do Parlamento e a Rede Câmara, da Câmara Municipal de São Paulo, o Repórter do Futuro vai ao ar toda segunda-feira, às 16h30, no Canal 8.3 Digital, e conta com transmissão online também pelo site da Rede Câmara São Paulo. Os episódios também ficam disponíveis na playlist “Repórter do Futuro” no canal do YouTube da emissora.
Todo mês são veiculados dois episódios inéditos com reprises a cada semana. No formato de entrevista, os participantes exibem suas produções e, a partir delas, compartilham com o público os bastidores da reportagem ou documentário, suas experiências, aprendizados e desafios.
O PROJETO REPÓRTER DO FUTURO
Com 30 anos de estrada, o Projeto Repórter do Futuro aglutina diversos cursos temáticos que privilegiam o exercício da reportagem. Com isso, procura ajudar na complementação universitária dos estudantes de graduação em Jornalismo e demais áreas da Comunicação. Todos os cursos seguem a metodologia da “sala de aula invertida”, em que o estudante se prepara com pesquisas, leituras e análises sobre cada tema antes dos encontros de formação. A ideia é gerar pessoas proativas na busca de conhecimento.
Os encontros acontecem em vários formatos, como, por exemplo, conferências de imprensa, entrevistas coletivas, rodas de conversas e encontros com profissionais consagrados. Nas dinâmicas, os estudantes são estimulados, a todo momento, a encontrar pautas, pensar em maneiras de desenvolvê-las, definir formatos e planejar em quais veículos seria possível publicar. Os estudantes são sempre acompanhados pelo núcleo interno de profissionais do projeto.
É de grande valia que os estudantes, durante os encontros, se esforcem para publicar reportagens a partir de pautas encontradas nos encontros. Ao final de cada módulo, os participantes são estimulados a produzir uma grande reportagem - assista algumas produções no canal do YouTube da OBORÉ.
SERVIÇO
Programa Repórter do Futuro na TV Câmara de São Paulo
Segundas-feiras, às 16h30, no Canal 8.3 Digital
Transmissão também pelo site da Rede Câmara TV
Episódios disponíveis na playlist “Repórter do Futuro” (no canal do YouTube da emissora).
FICHA TÉCNICA | PARCERIA - PROJETO REPÓRTER DO FUTURO/OBORÉ
(Clique aqui e confira a íntegra dos créditos deste programa - em pdf)
APRESENTAÇÃO
PIERRE AUGUSTO
THAÍS MAGALHÃES MANHÃES
CONCEPÇÃO E COORDENAÇÃO GERAL
SERGIO GOMES
SUPERVISÃO PEDAGÓGICA
AUSONIA FAVORIDO DONATO
GESTÃO
ANA LUISA ZANIBONI GOMES
LUANA COPINI
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
ALDO QUIROGA
ANA LUISA ZANIBONI GOMES
ANDRÉ DEAK
LUANA COPINI
MARCELO SOARES
OSWALDO LUIZ COLIBRI VITTA
SERGIO GOMES
RONALD SCLAVI
SECRETARIA EXECUTIVA
CRISTINA CAVALCANTI
Comments