top of page

Rede de serviços de direitos humanos disponível à população paulistana é tema de campanha educativa com desenhos da cartunista Laerte



Produzido pela OBORÉ e IPFD especialmente para a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), “Direitos Humanos, direito da gente” terá lançamento público na próxima segunda-feira, 4 de dezembro, às 18h, na Biblioteca Mário de Andrade.


Para esclarecer a população de São Paulo sobre as formas de acesso e demais informações sobre a rede de serviços de direitos humanos disponível na cidade, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) lança na próxima segunda-feira, dia 4, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, a campanha “Direitos Humanos, direito da gente”.


Com produção e organização da OBORÉ e do Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão de Políticas Públicas e Sociais (IPFD) a partir de desenhos exclusivos da cartunista Laerte, a campanha tem caráter educativo. Foi construída de forma coletiva com todas as equipes e coordenações técnicas da Secretaria e viabilizada por meio de emenda parlamentar do então vereador Eduardo Suplicy, em 2022.


Para marcar a apresentação pública das peças educativas e de mobilização social especialmente produzidas para a campanha, os organizadores promovem uma Roda de Conversa sobre a contribuição da Comunicação nas práticas de Educação em Direitos Humanos. Dela participam a socióloga Maria Victória Benevides, professora emérita da Faculdade de Educação da USP; o jornalista Sergio Gomes, diretor da OBORÉ e conselheiro do Instituto Vladimir Herzog, e estudantes e recém-formados integrantes do Projeto Repórter do Futuro. A mediação da Roda será da Secretária de Direitos Humanos de São Paulo, Soninha Francini.


Constam do pacote da campanha, além de folder com informações de acesso à rede de serviços e peças para as redes sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp, Twitter / X e Tik-Tok), 17 cartazes temáticos por área de atuação da Secretaria, a saber:

  • Ouvidoria de Direitos Humanos

  • Promoção da Igualdade Racial

  • Políticas para as Mulheres

  • Políticas para LGBTI

  • Políticas para a Pessoa Idosa

  • Políticas para Juventude

  • Políticas para Povos Indígenas

  • Políticas para População em Situação de Rua

  • Egressos

  • Localização Familiar e Desaparecidos

  • Políticas para Criança e Adolescente

  • Políticas sobre Drogas

  • Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente

  • Educação em Direitos Humanos

  • Participação Social

  • Segurança Alimentar e Nutricional

  • Promoção e Defesa dos Direitos Humanos

O evento de lançamento da campanha é aberto ao público e acontece a partir das 18h no Auditório Rubens Borba de Moraes da Biblioteca Municipal Mário de Andrade, que fica na Rua da Consolação, 94, Centro.Na ocasião, também haverá a apresentação do e-book resultante do projeto “Correspondentes da Cidadania” – curso do Projeto Repórter do Futuro, da OBORÉ, especialmente adaptado para a parceria com o Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais (IPFD) e SMDHC.


A atividade, viabilizada por emenda parlamentar oferecida pelo vereador Eli Corrêa (União Brasil/SP), foi voltada a 131 estudantes e recém-formados na área da Comunicação - de cursos como Jornalismo, Rádio e TV, Audiovisual, Multimeios, Educomunicação - com o objetivo de colaborar com a formação dos futuros profissionais e contribuir na promoção e difusão das diversas estruturas, competências e estratégias da política municipal de Direitos Humanos e sua rede de serviços disponível na cidade.


Constam do e-book 19 reportagens em formatos variados - texto, áudio, vídeo ou multimídia de autoria de 38 participantes das atividades de campo.


SERVIÇO


Cerimônia de lançamento da campanha “Direitos Humanos, direito da gente” e do e-book “Correspondentes da Cidadania”4 de dezembro de 2023, segunda-feira, a partir das 18hBiblioteca Municipal Mário de Andrade / Auditório Rubens Borba de Moraes – Rua da Consolação, 94, Centro.


Ficha técnica da campanha


Conceito: Sergio Gomes, Ana Luisa Zaniboni Gomes, Luana Copini (OBORÉ e IPFD), Renata Mie Garabedian e Tayná Rodrigues Salviano (SMDHC/EDH)

Desenvolvimento, validação e acompanhamento: Coordenações e Divisões técnicas da SMDHC

Pesquisa e produção: Ana Luisa Zaniboni Gomes, Luana Copini e Thaís Manhães (OBORÉ e IPFD)

Ilustrações: Laerte

Projeto e criação gráfica: Carlos Guena / Formato Gráfico

Produção para as redes sociais: Luana Copini e Thaís Manhães / OBORÉ e IPFD

Trilha sonora dos vídeos: Flash Urbano, de Marcos Zaniboni / Oficina do Olhar

0 visualização
bottom of page