Exercitar o olhar para os desafios e as alegrias de viver em uma cidade como São Paulo é a proposta do curso Cinema e Jornalismo: Luzes sobre São Paulo, módulo do Projeto Repórter do Futuro voltado a estudantes e recém-formados em Comunicação - jornalismo, audiovisual, multimeios e cinema - interessados em descobrir e contar histórias sobre a cidade.
O curso está em sua quarta edição e, nesta fase final, apresenta os trabalhos inéditos dos participantes, de forma aberta e gratuita, disponíveis no canal do Youtube da OBORÉ, aqui.
São 15 documentários e reportagens em vídeo dos quais 13 já estão disponíveis para audição e compartilhamento e 2 em processo de finalização (em breve serão incluídos na playlist).
Com um programa inovador que aposta na autonomia e proatividade dos jovens repórteres e adeptos do audiovisual, o curso prevê encontros de formação sobre jornalismo, reportagem, técnicas de produção audiovisual e temáticas que envolvem a cidade de São Paulo. Todos os encontros são inspirados em obras cinematográficas disponíveis na plataforma da Spcine e guiados por jornalistas, cineastas, produtores e especialistas.
Em um segundo momento, trabalhando com a premissa de que ‘é na prática que o aprendizado se concretiza’, o projeto estimula a produção de reportagens audiovisuais autorais e independentes, sempre acompanhadas pelos coordenadores do projeto em encontros semanais e individualizados.
Em sua quarta edição, o Luzes sobre São Paulo incentivou a criatividade dos participantes em inúmeros aspectos, alguns deles:
Concepção da pauta;
Pesquisa temática e apuração das informações;
Produção de roteiro, cronograma e administração de documentos;
Entrevistas, captação de vídeo e áudio;
Edição e finalização do material.
Confira aqui os trabalhos realizados:
Capacitismo em SP, por Ana Beatriz Avantaggiato, Marcela S. Torres e Matheus Orlandi
Além do Marco: Direitos Indígenas em Jogo, por Cássia Fernandes, Pedro Langer e Raquel Barreto
Ruas abertas, por Mateus Borges, Stefany Carvalho e Karina Vitória Cassimiro Valiense
São Paulo é arte indígena, por Karina Tarasiuk e Letícia Gouveia
Elas na Cena: Hip Hop sob a perspectiva feminina, por Monise Souza e Julia de Cássia Brito
Novos Rumos: A Era do Novo Ensino Médio, por Bianca Azevedo e Vitória Baldassi
Viva o nosso Oxente, por Carla Menezes, Gabriela Andrade e Guilherme Schanner
Tudo é campo, tudo é bola, por Estefani Maciel, Bruno Kristoffer e Matheus Leitão
O cinema elegante de São Paulo: um olhar sobre os cinemas de rua, por Laura Santos Lopes, Rafaella Aparecida da Silva e Vitória Lopes Gomez
Isso que me faz, por Annanda Deusdará, Gabriela Figueiredo, Gabriel Eid
Raízes de SP: o Breakdance e a Jornada Olímpica, por Angela Celeste, Camila Casimiro e Layza Mascarenhas
Arrume-se comigo!, por Lauryn Amaral, Raissa Neves e Miguel Possebon
Sonhares, por Gabriel Vargas, Lucy Matos e Vivian Mattos (em breve)
Lembrar é resistir, por Geovana Bosak (em breve)
Sobre o curso
Realizado pelo Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão de Políticas Públicas e Sociais (IPFD), em parceria com a OBORÉ no âmbito do Projeto Repórter do Futuro, este projeto contou com apoio de emenda parlamentar destinada pelo vereador Professor Eliseu Gabriel (PSB) e foi desenvolvida junto à Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo.
O curso está dividido em duas fases de formação, uma teórica (online) e outra prática (presencial) para que todos possam aprender, trocar e exercitar suas habilidades no jornalismo audiovisual.
Com a finalização dos encontros de formação e produção dos trabalhos de campo, todo o percurso é sistematizado em um registro documental, um e-book de livre acesso e compartilhamento. O lançamento desta 4ª edição está previsto para dezembro de 2024.
Confira aqui as edições anteriores:
Comments