OBORÉ e Abraji divulgam selecionados para a Redação-Laboratório Repórter do Futuro
- Luana Copini
- 1 de jul.
- 3 min de leitura

A Redação-Laboratório do Projeto Repórter do Futuro alcançou um feito histórico em 2025: contabilizou 344 inscrições para a Cobertura Colaborativa do 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji.
Do total de inscritos, foram selecionados 100 estudantes e jornalistas para participar da Redação em seis diferentes núcleos de produção: texto, arte, fotografia, publicação, distribuição e cobertura nas redes sociais.
Repetindo a parceria do ano passado, a Agência Júnior de Jornalismo, a Jota, da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP), ficará responsável pelo núcleo de produções especiais - uma série de peças jornalísticas a serem produzidas antes do início do Congresso, uma espécie de aquecimento da redação.
E para acompanhar todo o processo de formação, zelar pelo funcionamento da escala e do fluxo de trabalho da Redação, além de garantir a qualidade das entregas planejadas, o grupo estará sob responsabilidade da equipe da OBORÉ e conselheiros do Projeto Repórter do Futuro, além de editores e professores convidados. Ao todo, serão 10 jornalistas atuantes em redações e em universidades.
Com isso, a Redação Laboratorial 2025 fecha seu quadro com 137 integrantes distribuídos em núcleos com o objetivo de dar vida a mais uma edição da Redação Laboratório.
Perfil dos inscritos e selecionados:
Recebemos inscrições de estudantes e jornalistas de 18 diferentes Estados, sendo que nesta edição, estão distribuídos no Amapá, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Do ponto de vista da autodeclaração racial, totalizam 60,6% inscritos como Brancos; 26,8% como Pardos; 10,3% como Pretos; 1,7% Amarelos e duas pessoas se autodeclaram Indígenas. Dos 100 selecionados para a Redação, 55 se identificam como brancos, 29 pardos, 12 pretos, 3 amarelos e 1 indígena.
Quanto à faixa etária dos inscritos, dos 17 aos 49 anos, foram selecionados candidatos entre 18 e 49 anos. Já com relação a gênero, a redação será composta majoritariamente por mulheres - 75%.
Critérios de seleção
Os critérios para a seleção foram:;
Qualidade do texto (avaliação da carta de intenções)
Possibilidade de se dedicar à redação nos quatro dias de Congresso (entendendo a redação como um espaço de formação);
Ter participado de algum dos módulos ou atividades do Projeto Repórter do Futuro (a Redação Laboratorial nasceu como uma atividade do Projeto, um módulo de ‘saída’, em que os estudantes que passam pelos outros cursos possam pôr em prática seus aprendizados)
Redação Laboratorial
Nos 15 últimos Congressos, recém-formados e estudantes que já participaram de módulos do Projeto Repórter do Futuro foram desafiados a constituir uma Redação-Laboratório e providenciar a cobertura do evento, alimentando em tempo real os canais oficiais da ABRAJI.
A atividade é acompanhada, ao longo dos quatro dias, por um time de jornalistas e professores que estimulam e orientam os jovens repórteres nas diversas etapas de cobertura e produção das notícias.
Essa complexa empreitada incentiva a criatividade, a noção de solidariedade, compromisso, companheirismo e, simultaneamente, o sentido de disciplina, cooperação e respeito rigoroso a prazos e acurácia informativa.
Projeto Repórter do Futuro
O Projeto Repórter do Futuro oferece alternativas de cursos e atividades de complementação universitária que já contribuíram com a formação de mais de 3.000 jovens em seus 30 anos de existência – todos oriundos, principalmente, de cursos de Jornalismo. Promovido a cada semestre sob a forma de módulos temáticos, apresenta alternativas de autodesenvolvimento aos que desejam aprofundar conhecimentos sobre o Jornalismo e, em especial, sobre a reportagem - a alma da profissão.
Os cursos são gratuitos e, para realizá-los, a OBORÉ faz parcerias com instituições que acreditam na importância desta proposta. Com as parceiras, é modulado o conteúdo do curso, com temáticas relevantes para a formação pretendida, como é o caso desta Redação Laboratorial, que conta com a parceria institucional da Abraji e apoio da Unesco / Escritório de Montevidéo.
Comments