OBORÉ e Abraji abrem inscrições para a Redação-laboratório Repórter do Futuro
- Luana Copini
- há 6 dias
- 3 min de leitura

Em mais uma edição do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, Abraji e OBORÉ unem esforços para proporcionar a estudantes e jornalistas recém-formados uma imersão para cobertura do evento em tempo real: a Redação-Laboratório do Projeto Repórter do Futuro.
Pelo 16º ano consecutivo, a Redação Laboratorial estará ativa durante todo o período do Congresso, que acontece em São Paulo, de 10 a 13 de julho, no campus Álvaro Alvim da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM.
Para participar, basta acessar o formulário até o próximo dia 30 de abril, preencher todos os campos solicitados e aguardar o retorno da coordenação. O edital de convocação está aberto a todos os estudantes, recém-formados e jornalistas que tenham interesse em participar da experiência, de todos os estados do Brasil, e tem caráter voluntário.
São 100 vagas e terão prioridade de seleção os inscritos que apresentarem, na inscrição, bom domínio da língua portuguesa e boa qualidade de texto. Participantes de edições anteriores da Redação-laboratório também terão pontuação diferenciada na seleção.
A fim de potencializar a atividade de Cobertura, nesta edição, os interessados deverão sinalizar se desejam contribuir para além da produção de textos - atividade obrigatória para todos os participantes. São elas:
Artes (participantes que produzem peças visuais - cards, charges, ilustrações, gráficos - para os textos publicados no blog e nas redes sociais). Requer conhecimento em Canva.
Redes Sociais (participantes que produzem e distribuem conteúdos pelas redes sociais, sejam eles on ou offline).
Fotografia (participantes que se dispõe a realizar cobertura fotográfica). Requer um bom equipamento - câmera ou celular.
Publicação (participantes que desejam colaborar na etapa de publicação das notícias no Blog). Requer habilidades básicas em Wordpress.
A Redação-laboratório é constituída de forma orgânica e se desenvolve a partir de princípios como organização, compromisso e responsabilidade individual e coletiva. Trata-se de um ambiente hierárquico, com funções, fluxos de trabalho e processos bem definidos que estimulam o aprendizado, ao mesmo tempo em que garantem a qualidade do que é produzido.
“Essa complexa empreitada ajuda a estimular a iniciativa, criatividade e o desenvolvimento dos estudantes e, simultaneamente, o sentido de disciplina, cooperação, respeito rigoroso a prazos e acurácia informativa”, pondera Ana Luisa Gomes, diretora da OBORÉ e responsável pela gestão da Redação.
Na última década e meia, centenas de estudantes, recém-formados e jornalistas contribuíram na construção prática dessa verdadeira experiência educativa. A memória de todas as coberturas do Congresso pode ser conferida no blog. Acesse aqui.
Quem pode participar da Cobertura Oficial do Congresso da Abraji?
Estudantes e recém-formados em jornalismo de todo o país que desejam exercitar e desenvolver habilidades nas diferentes esferas da reportagem.
São 100 vagas e para a seleção daremos preferência aos bons textos e pontuação diferenciada aos inscritos que já participaram de coberturas anteriores.
Condições para participar:
Preencher este formulário de inscrição (disponível até 30 de abril);
Participar do processo de formação aos sábados, das 14h às 15h30, nos dias 7, 14, 28/6 e 5/7 (online);
Participar da Cobertura do Congresso de 10 a 13 de julho (presencial no campus Álvaro Alvim da ESPM-SP (Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana, São Paulo - SP - próximo ao metrô).
A Redação-laboratório de cobertura colaborativa do Congresso da Abraji integra as atividades regulares do Projeto Repórter do Futuro. Trata-se de uma iniciativa conjunta da OBORÉ e da Abraji que conta com o apoio do Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais (IPFD), da Jornalismo Júnior (ECA-USP) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) – Oficina de Montevideo.
IMPORTANTE: Os participantes devem se responsabilizar por seus custos de transporte, estadia e alimentação durante o período em que estiverem em São Paulo. Os selecionados que participarem de todas as etapas de formação estão formalmente integrados à Redação-laboratório e dispensados do pagamento da inscrição no Congresso. Receberão também voucher alimentação no dia de sua escala na Redação. O resultado da seleção será divulgado no dia 20 de maio.
Commenti