Feira de Amostras encerra o 17º Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter
- Luana Copini
- 1 de jul.
- 5 min de leitura

No dia 31 de maio, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo foi palco do último encontro do 17º curso "Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter", módulo do Projeto Repórter do Futuro. Além da cerimônia de certificação dos estudantes, o dia contou com a exibição de dez videorreportagens produzidas pelos jovens jornalistas como proposta final do módulo, fruto da chamada “Operação Ponto Final”.
Como todos os anos, as reportagens decifraram a cidade de São Paulo e levaram os jovens repórteres a lugares que, no dia a dia, eles não pensariam em ir. Diferentes temáticas compuseram a Feira de Amostras de 2025, como discussões sobre a visibilidade das drags, a democratização do ensino do ballet clássico para pessoas com deficiência, a valorização dos espaços culturais de São Paulo e as revoluções das técnicas sustentáveis para a construção de moradias.
As reportagens deste 17º módulo integrarão a quarta temporada do Programa Repórter do Futuro, exibido na Rede Câmara São Paulo, fruto do acordo operacional entre as instituições. Além da exibição no canal aberto, as reportagens também ficarão disponíveis no canal da OBORÉ Projetos Especiais no YouTube.
Após as exibições, Sergio Gomes e Ana Luisa Gomes, diretores da OBORÉ, ao lado de Ronald Sclavi, coordenador pedagógico do módulo, discutiram com os estudantes sobre o processo de criação das reportagens. Compromissados com a atividade jornalística, com a informação e com o interesse público, os projetos finais foram um reflexo dos três finais de semanas de intensos debates e aprendizado ao longo do curso.
Um curso que ajuda a decifrar a cidade
Entender os principais temas que desafiam as gestões de megalópoles como São Paulo é vital para quem pretende ser repórter. O curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, que neste ano completou 17 edições, aposta na prática reflexiva da atividade jornalística a partir da cobertura do funcionamento da cidade.
Os encontros ocorreram entre os dias 12 de abril e 31 de maio, sempre aos sábados e domingos pela manhã. Neles, os estudantes selecionados participaram de Conferências de Imprensa com convidados destacados em suas áreas de atuação, seguidas de coletivas de imprensa – momento em que os alunos vivenciaram situações muito comuns do cotidiano profissional.
Na metodologia especialmente desenvolvida para este projeto de formação, os estudantes também foram estimulados a produzir uma peça jornalística a cada encontro e receberam orientações por meio de atendimentos individuais prestados por jornalistas experientes que integram a coordenação do projeto.
O módulo também propôs a realização de uma reportagem de fôlego sobre um ou mais temas discutidos ao longo do curso e produzida em duplas - a “Operação Ponto Final”, cuja audição pública ocorreu neste encontro de encerramento.
O módulo, que é promovido pela OBORÉ e Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji, neste ano contou com parceiros como Centro MariAntonia da USP, Escola da Cidade - EC; Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo - IEA/USP; Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais – IPFD, Instituto CEU, Theatro Municipal, Coletivo Cultural Associação de Amigos da Praça Vladimir Herzog, Sindicato dos Jornalistas de SP e Divisão de Gestão de Unidades de Conservação da Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de S. Paulo. A coordenação pedagógica da 17ª edição foi dos jornalistas Ronald Sclavi e Sergio Gomes e o apoio técnico de Ana Luisa Gomes, Luana Copini, Cristina Cavalcanti e Thaís Manhães.
Sobre o Repórter do Futuro
Projeto de formação iniciado em 1994 pela OBORÉ visando complementar as atividades laboratoriais de alunos matriculados nos cursos de Jornalismo. Seu foco é o exercício da reportagem e o estímulo à prática reflexiva. Ao longo dessas três décadas, desenvolveu e aperfeiçoou metodologia própria para conduzir pedagogicamente suas atividades por meio de Conferências de Imprensa seguidas de entrevistas coletivas.
Os alunos são acompanhados, de forma individual, na produção de seus textos e, ao final do módulo, desenvolvem uma produção jornalística - impressa, radiofônica, televisiva ou multimídia - a partir de uma reportagem de fôlego, com foco no empenho para sua publicação. É a chamada Operação Ponto Final, que neste módulo sobre a cidade de São Paulo é desenvolvida em duplas no bairro de livre escolha dos estudantes.
As produções em vídeo originadas da operação Ponto Final são transmitidas no programa Repórter do Futuro exibido todas às segundas-feiras, às 16h30, no canal 8.3 da TV aberta digital e pelo site da Rede Câmara. A iniciativa nasceu para destacar o trabalho dos participantes do Projeto Repórter do Futuro e é fruto de um acordo operacional entre a OBORÉ, a Escola do Parlamento e a Rede Câmara TV.
A Escola do Parlamento
A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo foi criada pela Lei nº 15.506 de 13 de Dezembro de 2011, com o objetivo de oferecer aos parlamentares e munícipes subsídios para identificar a missão do Poder Legislativo e desenvolver programas de ensino, cursos e eventos direcionados à formação e à qualificação de lideranças comunitárias e políticas.
Desde sua criação a Escola do Parlamento adotou como missão institucional a promoção de eventos voltados à formação e à educação em cidadania e política de cidadãos e servidores, além de uma série de cursos de curta duração, ciclos de debates e seminários sobre temas centrais da cidade de São Paulo. Neste sentido, destacam-se a abordagem de temas como mobilidade, cultura, imigração, população em situação de rua, questões de gênero e reforma política.
A parceria com a OBORÉ constitui importante frente de atuação da Escola na promoção da educação política dos cidadãos e profissionais que lidam diariamente com a realidade e os dilemas metropolitanos, como saúde, educação, transporte, cultura e violência. Das 16 edições do módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, treze foram realizadas no escopo desta parceria com o propósito de qualificar estudantes de jornalismo para uma cobertura crítica e aprofundada da nossa cidade.
Quem participou deste módulo
Amanda Santos do Nascimento
Ana Beatriz de Oliveira Barreto
Bárbara Lo Prete
Camila Sales Machado
Carolina Capucho Tributino Ferreira
Eduardo de Souza Rodriguez e Oliveira
Felipe Cunha Leung
Fernanda Franco Xavier
Gabriela Loures de Almeida
Giovanna Oliveira Chaves
Henrique de Oliveira Giacomin
Ian Valente Rossignoli
Jean Matheus de Oliveira da Silva
Julia Sena Batista
Kaio Alves Vilarino
Kauã Bernardo Coelho
Lanna Melero Rangel da Silva
Maria Alice Silva de Lima Primo
Matheus Henrique Lima Leitão
Monise Souza Santos
Pedro Mitsugui Vidal Yoshimatu
Rebeca Fonseca de Avila
Ryan Nunes dos Santos
Sandra da Silva Vasconcelos
Thiago Marques de Barros Martins
Vitor Romenior de Aquino Braz
Relembre:
SERVIÇO
PROJETO REPÓRTER DO FUTURO17º módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se RepórterDe 12 de abril a 31 de maio de 2025
Realização:OBORÉEscola do Parlamento | CMSP
Apoio:Abraji - Associação Brasileira de Jornalismo InvestigativoIPFD - Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão de Políticas Públicas e SociaisCentro MariAntonia da USP
Mais informações:reporterdofuturo@obore.com(11) 2847.4567Visite nosso site www.obore.com
Você já segue as redes sociais da OBORÉ? Se ainda não, visite e conheça mais do nosso trabalho que distribuímos por lá também:
Comments