top of page

Escola da Cidade recebe 1ª Mostra de Videorreportagens do Projeto Repórter do Futuro

  • Foto do escritor: Luana Copini
    Luana Copini
  • 10 de abr.
  • 2 min de leitura


A primeira edição do Click PRF - Mostra de Videorreportagens do Projeto Repórter do Futuro foi um sucesso! A ação educativa e cultural que aconteceu neste sábado, 5 de abril, na Escola da Cidade, exibiu 17 obras produzidas durante três módulos do Projeto, reunindo estudantes exibidores, convidados e publico geral.


A programação recebeu videorreportagens dos módulos Correspondentes da Cidadania, Cinema e Jornalismo e Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, desenvolvidas entre os anos de 2022 e 2024. A exibição foi organizada em oito sessões, separadas por temáticas, com espaços de fala e partilha entre os estudantes sobre os desafios e aprendizados do fazer jornalístico. Ao final de cada fala os participantes foram certificados.


Comunidades indígenas, mobilidade, envelhecimento demográfico, árvores urbanas e população em situação de rua, por exemplo, foram alguns dos temas abordados e que dialogam com as políticas públicas da cidade e com os direitos humanos.


Todas as produções estão disponíveis no perfil do YouTube da OBORÉ. Há também a programação completa com as sinopses de cada obra. Acesse aqui.


Click PRF - Mostra de videorreportagens do Repórter do Futuro


Idealizado pela coordenação do Projeto Repórter do Futuro, o Click PRF é uma ação educativa e cultural que passa a fazer parte deste sólido Projeto trintenário em que grandes jornalistas já fizeram ‘residência’ (e ainda fazem).


Trata-se de uma ação educativa porque cumpre o objetivo de efetivar mais uma das etapas do caminho da notícia que, hoje, também está nas mãos dos/as jovens jornalistas: a distribuição. Antes, atrelada aos veículos de comunicação, agências e suportes materiais, atualmente a distribuição das notícias também é uma função ‘de jornalista’, de veículos independentes, autônomos ou não. “Não basta produzir e publicar.


Nestes tempos de abundância de conteúdos, devemos criar estratégias olhando para o alcance, a reprodução e a distribuição e, consequentemente, o impacto”. Uma das formas que encontramos de incluir esta etapa na metodologia do Projeto, foi a parceria com a Rede Câmara (saiba mais aqui!). Outra, no formato presencial, inserido no cenário cultural paulistano, é esta Mostra.


Neste sentido, a Mostra chega com o intuito de expandir, sair do online e transformar o espectador passivo em ativo, um interessado e mobilizado pelo fato, ou pela produção.

Nasce aqui um ambiente em que o público tem a oportunidade de encontrar com os/as jovens repórteres do futuro e suas obras, saindo das telas e entrando nos bastidores, nos desafios e nos caminhos percorridos durante o processo de construção de cada videorreportagem.

 
 
 

Comments


Fale conosco

Obrigado por enviar!

Rua Georgia, 444 - Brooklin Novo. CEP 04559-010 - São Paulo, SP, Brasil
Tel. +55 11 5543-7671 e email: contato@ipfd.org.br

CONHEÇA A NOSSA “POLÍTICA DE COOKIES” E O “TERMO DE USO DE DADOS“ – LGPD - LEI Nº 13.709”. 

IPFD - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. DESENVOLVIMENTO: LUANA COPINI E RUAM OLIVEIRA. AQUARELAS: NAYANI REAL

bottom of page