top of page

Cinema e Jornalismo: Luzes sobre São Paulo 2024 recebe inscrições até 15/6



O curso, remoto e gratuito, integra as atividades do Repórter do Futuro e é destinado a estudantes e recém-formados em Jornalismo, Educomunicação, Multimeios, Audiovisual e Cinema de todo país.


Nesta quarta edição do curso “Cinema e Jornalismo: Luzes sobre São Paulo” os participantes são convidados a assistir filmes, acompanhar debates e fazer reflexões e entrevistas coletivas com cineastas, especialistas e pesquisadores. As inscrições seguem abertas até o dia 15 de junho.


Durante a programação, os estudantes são estimulados à produção e publicação de obras audiovisuais jornalísticas a partir das temáticas suscitadas pelos encontros.


Utilizando a metodologia do Projeto Repórter do Futuro, o curso prevê 5 encontros de formação, aos sábados, das 10h às 12h30, entre os dias 22 de junho e 27 de julho. 


O ponto de partida de cada encontro são obras cinematográficas disponibilizadas na plataforma da Spcine, que guiarão as reflexões, discussões, pautas, reportagens, documentários, narrativas audiovisuais e produção multimídia dos estudantes sobre a cidade de São Paulo.


A novidade desta edição é a configuração dos grupos, formados por duplas e trincas, a fim de incentivar a autonomia dos estudantes desde a escolha da pauta até o exercício das mais variadas funções nas diferentes etapas de produção.


A atividade é realizada pelo Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão de Políticas Públicas e Sociais (IPFD), em parceria com a OBORÉ Projetos Especiais, fruto de emenda parlamentar designada pelo vereador Professor Eliseu Gabriel (PSB) e desenvolvida junto à Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo.



Como funciona


Cada encontro é precedido de audição de filmes pré-selecionados e disponibilizados, previamente, de maneira online, para todos.


A cada sábado haverá a participação remota de jornalistas, cineastas e especialistas em diversas áreas do conhecimento em palestras seguidas de entrevistas coletivas. 


Desde o primeiro encontro, os participantes se organizam em duplas ou trios para produzirem peças audiovisuais sobre a cidade de São Paulo com acompanhamento dos coordenadores do curso.


Ao final, há o desafio para que essa produção seja veiculada nos mais variados meios de comunicação, sejam eles tradicionais, alternativos, periféricos ou mídias sociais.  Além das produções, o curso gera como sub-produto um e-book. Trata-se de peça de registro das atividades e produções desenvolvidas durante o curso.   


Cronograma desta edição


29 de maio a 15 de junho 2024: Inscrições via Google Forms, aqui

22 e 29 de junho;  6, 20 e 27 de julho de 2024, sempre aos sábados, das 10h às 12h30: Conferências remotas com os convidados (via Zoom)

15 de julho a 15 de setembro 2024: Produção das reportagens / documentários pelos estudantes com acompanhamento da coordenação. 

15 de setembro a 31 de dezembro 2024: Produção de peça digital (e-book) contendo o histórico do curso e as produções dos estudantes para registro e divulgação pública.


Parceria com a TV Câmara


Em 2022 o Projeto Repórter do Futuro (PRF) abriu um novo caminho de exercício e oportunidade para os jovens repórteres: um programa de TV disponível de forma permanente na grade de programação da TV Câmara.


Resultado da parceria entre a OBORÉ Projetos Especiais, a Escola do Parlamento e a TV Câmara, da Câmara Municipal de São Paulo, o Programa Repórter do Futuro vai ao ar toda segunda-feira, às 16h30, no Canal 8.3 Digital, e tem transmissão também pelo site da Rede Câmara TV. Os episódios ficam disponíveis na playlist “Repórter do Futuro” no canal do YouTube da emissora.


Nele, os estudantes que passam pelos módulos do Projeto têm a oportunidade de veicular as obras audiovisuais realizadas, além de compartilhar as experiências, aprendizados e os bastidores das produções feitas.


Sobre o módulo Cinema e Jornalismo


As transformações cada vez mais rápidas e profundas pelas quais a cidade de São Paulo vem passando nas últimas décadas evidenciam que a tarefa de comunicar as suas realidades, dinâmicas de funcionamento e instrumentos de participação é crescentemente complexa. 


Essa velocidade de transformação da cidade e da sociedade vem acompanhada de novas possibilidades de leitura e registro  com o avanço tecnológico e a revolução digital. Porém, empreender o mergulho necessário para registrar e documentar as múltiplas realidades paulistanas requer boa preparação prévia,  informação qualificada e conquista de repertórios éticos, estéticos e sensíveis, o que pode ser desenvolvido pelo acesso a recursos e narrativas artístico-culturais, em especial o Cinema e os múltiplas formatos audiovisuais que atualmente circulam nas mais diversas telas, mídias e plataformas.


Neste projeto, em sua quarta edição, a proposta é continuar jogando luz sobre as muitas questões que envolvem a vida cotidiana em São Paulo com a ajuda de obras audiovisuais e documentários produzidos e disponíveis na plataforma da SPCine para, em seguida, discutir novas pautas e incentivar novas produções e narrativas jornalísticas e audiovisuais.  


SERVIÇO

“Cinema e Jornalismo: Luzes sobre São Paulo” - 4ª edição | 2024

Inscrições:  até 15 de junho

Encontros em formato remoto com atividades de campo presenciais para os participantes de São Paulo e região 

Vagas: 100

Datas dos encontros remotos:   22 e 29 de junho;  6, 20 e 27 de julho, sempre aos sábados, das 10h às 12h30, via Zoom. 

 

Mais informações

Whatsapp: (11) 9 9320-0068




1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page