top of page

Aula Magna e seleção para o 17º Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter reuniu 95 estudantes neste sábado, 29

  • Foto do escritor: Luana Copini
    Luana Copini
  • 1 de abr.
  • 2 min de leitura


Aconteceu nesta manhã de sábado, 29, a Aula Magna com Nabil Bonduki e a dinâmica de seleção para o 17º módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, do Projeto Repórter do Futuro. A atividade aconteceu no Centro Universitário MariAntonia da USP, na Vila Buarque, região central da cidade, e reuniu 95 estudantes e recém-formados. Vale destacar que neste ano foram 187 inscritos de 47 diferentes Instituições de Ensino Superior.


Nabil Bonduki, arquiteto, urbanista e vereador eleito para o 3º mandato (PT) proferiu a Aula Magna com o tema “São Paulo tem jeito?”. Dentre vários pontos destacados sobre a cidade, Bonduki enfatizou a importância de se pensar um novo modelo de desenvolvimento que privilegie não só o aspecto econômico e imobiliário, mas o social, cultural e ambiental.


Após a Aula Magna, os participantes já puseram a "mão na massa": entrevista coletiva com o convidado. Esta atividade sempre acompanha a dinâmica dos módulos do Projeto Repórter do Futuro, que tem como objetivo já aquecer os estudantes para um dos exercícios mais básicos da profissão - a entrevista. É preciso saber fazer perguntas diretas e contundentes.


Ao final, os estudantes tiveram uma hora para produzir uma proposta de pauta sobre a cidade de São Paulo a partir dos temas abordados na palestra de Nabil Bonduki. As propostas serão avaliadas pela coordenação pedagógica do Projeto e a lista dos selecionados será divulgada no próximo dia 8 de abril, aqui no site.

Sobre o "Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter"


O curso é marcado por três ações singulares: o uso da metodologia da sala de aula invertida, as entrevistas quebra-queixo com os convidados ao final de cada palestra e a Operação Ponto Final.


Na sala de aula invertida, os estudantes são incentivados ao estudo e análise dos temas antes dos encontros com os especialistas, rotina de pesquisa prévia que envolve a prática jornalística. Essa metodologia extrai o caráter proativo e desenvolve a autonomia do estudante.


Em um ambiente protegido, as dinâmicas de entrevista quebra-queixo estimulam os estudantes a terem postura de repórter, montarem perguntas e abordarem os convidados ‘deixando a vergonha de lado’.


Na Operação Ponto Final, os estudantes se dividem em grupos ou em pares, pegam um ônibus aleatoriamente e seguem até o ponto final. Ali, gastam sola de sapato e caçam pautas relevantes para produzir uma peça jornalística sobre algum tema de interesse público.


No encerramento, 31 de maio, haverá uma audição pública das produções realizadas no âmbito do curso e entrega de certificados - a chamada Feira de Amostras.


Este 17º módulo do Repórter do Futuro voltado aos assuntos da cidade é uma realização da OBORÉ e Escola do Parlamento da Câmara Municipal em parceria com o IPFD - Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais, Abraji - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e Centro MariAntonia da USP.


CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CURSO


SERVIÇO

Projeto Repórter do Futuro | 2025

“Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter” – 17ª edição

Divulgação dos selecionados: 8 de abril, terça-feira

Encontros: 12, 13, 26 e 27 de abril; 3 e 4 de maio (manhãs de sábados e domingos, das 10h às 13h)

Encerramento, Avaliação, Diplomação e Feira de Amostras: 31 de maio, sábado, das 10h às 17h

Restou alguma dúvida? Entre em contato conosco:Cristina Cavalcanti / Secretária Executiva do curso: +55 11 99320-0068

 
 
 

Comments


Fale conosco

Obrigado por enviar!

Rua Georgia, 444 - Brooklin Novo. CEP 04559-010 - São Paulo, SP, Brasil
Tel. +55 11 5543-7671 e email: contato@ipfd.org.br

CONHEÇA A NOSSA “POLÍTICA DE COOKIES” E O “TERMO DE USO DE DADOS“ – LGPD - LEI Nº 13.709”. 

IPFD - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. DESENVOLVIMENTO: LUANA COPINI E RUAM OLIVEIRA. AQUARELAS: NAYANI REAL

bottom of page